Em um mercado extremamente acirrado, com pequenas margens e muita concorrência, ter uma boa gestão e operação intralogística pode ser uma das estratégias exploradas pelas empresas para se destacar, atrair novos negócios, reter clientes e reduzir custos operacionais.
A instalação de um armazém dinâmico e adaptado às demandas do mercado é o primeiro passo para tornar a logística em um diferencial competitivo seguindo do uso de um software WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) para coordenar de forma ágil e eficiente, toda a operação.
A seguir como um armazém equipado com um sistema WMS poderá melhorar o desempenho financeiro e, principalmente, a qualidade do serviço para o cliente final:
Otimização na Gestão de estoque: Um WMS permite que as empresas monitorem seus estoques em tempo real, permitindo um melhor controle sobre a quantidade e a localização dos produtos em seus armazéns evitando o excesso ou a falta de estoque.
Maior produtividade: Com o uso de uma ferramenta WMS, as empresas podem automatizar processos como a coleta de dados, a identificação de produtos, a rastreabilidade e a separação de pedidos diminuindo a necessidade de trabalho manual.
Melhor planejamento e previsão: Com acesso à informações precisas e em tempo real, as empresas também podem planejar e prever com mais eficiência a demanda por produtos.
Redução de erros: O uso de tecnologias como scanners de código de barras/QRCode, RFID e etiquetas inteligentes permitem que as empresas processem e identifiquem produtos de forma mais rápida e precisa.
Por meio da otimização na gestão de estoque, maior produtividade e melhor planejamento e previsão, as perdas de produtos diminuem de forma drástica e os custos de áreas como transporte, armazenamento, embalagem e mão de obra também são afetados de forma positiva, financeiramente.
Já com a precisão e rapidez no processamento de pedidos, as empresas podem fornecer um serviço mais ágil e confiável aumentando a retenção de clientes e a atração de novos negócios que buscam por qualidade e agilidade nas entregas.
Está planejando um novo empreendimento comercial ou quer melhorar suas operações existentes? Deixe que os especialistas em inventário da WEMOV ajudem com um software de gerenciamento de armazém para suas necessidades específicas. Fornecemos desde consulta até configuração e integração, e estamos sempre focados no sucesso dos nossos clientes. Se você gostaria de saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo!
Agende uma demonstração com a Wemov ou Converse com a gente via WhatsApp!